Cachorro sente calor? Como identificar a melhor tosa!

Descobrir se o seu cachorro sente muito calor é o primeiro passo para identificar qual é o melhor tipo de tosa para seu animalzinho!

Quando temos um pet, sejam eles peludos ou sem pelos, ficamos bastante preocupados como as mudanças climáticas podem afetá-los, não é? Muitas vezes pensamos que eles podem estar sofrendo com essas mudanças de temperatura e às vezes, devido a agonia, mandamos para um pet shop para que eles realizem banho e tosa, mas uma pergunta que ainda fica no ar, e que muitas pessoas ainda fazem é: Cachorro sente calor? Continue lendo o conteúdo e entenda um pouco mais sobre esse assunto no post de hoje da TudoVet!

Cachorro sente calor?

tópico-1

Diferente de nós humanos, os cachorros não possuem aquelas glândulas de suor que fazem a gente transpirar quando estamos com a temperatura muito alta. Elas são essenciais para resfriar o nosso corpo.

Com isso, as temperaturas no corpo do seu cãozinho não diminuem, o que faz, dependendo do clima, de quanto marca os termômetros e do tamanho do pelo do seu pet, o cachorro sentir bastante calor.

Por isso, é muito importante que, em temperaturas muito altas, você se atente e realize alguns cuidados com seu cãozinho, tais como:

  • Dê bastante água a eles;
  • Não dê um passeio com os seus pets em horários em que há maior incidência da luz solar, que costuma acontecer entre às 10h e às 16h;
  • Não esqueça o seu cachorrinho dentro do carro, pois é um ambiente que esquenta bastante e pode fazer muito mal a ele;
  • Jogue um pouco de água ou dê um banho nele, para que ele consiga se refrescar bem;
  • Não deixe se exercitar tanto, pois o calor deixará seu cãozinho cansado mais depressa, o que, se não for medido, fará mal a ele também;
  • Aplique protetor solar nos seus cachorrinhos para que a luz do sol não os afete tanto assim;
  • Mande-o para tosar em épocas muito quentes, pois como o cachorro sente calor por causa do pelo, isso tende a diminuir.

Como citado acima, tosar pode ser uma ótima alternativa para que seu cãozinho não sinta tanto calor, no entanto, qual será o melhor tipo para seu pet?

Melhores tosa para seu pet

tópico-2

Tosa bebê

Recomendado para cãezinhos que possuem bastante pelo, a tosa bebê é uma ótima alternativa, pois ela reduz essa pelagem a de um filhote, ajudando-o a não sentir tanto calor em épocas mais quentes.

Tosa de raça

Específico para algumas raças, esse tipo de tosa é bastante conhecido em Poddle, que deixa um tufinho de pelo em algumas partes do corpo, como nas patas e cabeça, por exemplo, além de outras, como Lhasa Apsos e os Yorkshires.

Tosa de máquina

O tamanho das tosas realizadas por máquinas dependerá do tanto de pelo que o seu pet possui e das lâminas que serão utilizadas, contudo, não são as mesmas utilizadas em humanos, são específicas para os cãezinhos. Para abaixar bastante o pelo, por exemplo, as lâminas utilizadas são menores e, para quem não quer aparar tanta pelagem, elas costumam ser maiores.

Tosa de tesoura

Caso o seu cãozinho tenha bastante sensibilidade ao barulho, causando bastante estresse, ou possuem algum tipo de alergia com maquininhas, você pode optar por realizar a tosa com tesoura que, embora seja um processo mais demorado, ajuda a aliviar o calor do seu pet e evita que ele se assuste.

Equipe TudoVet