Já ouviu falar do cavalo dourado? Conheça uma das raças mais belas do mundo!

Os cavalos dourados são de uma raça de onde está localizado atualmente o Turcomenistão. Entenda mais sobre ela! 

Há diversas raças de cavalos incríveis no mundo, como Puro-sangue inglês, Árabe, dentre outras, mas tem algumas que parecem ter sido tiradas de um filme ou mesmo um conto de fadas, como é o caso da Akhal Teke, uma raça dourada. 

Isso mesmo, dourada!  Apesar de parecer ficção, eles possuem uma tonalidade ouro e com pêlos bastantes finos, que reproduzem uma aparência metalizada para o animal, mas você sabe de onde eles vêm? Conheça um pouco mais sobre esses equinos. 

Qual a origem da raça desses cavalos? 

A raça Akhal Teke teve início na Ásia Central, há cerca de 3 mil anos atrás. Atualmente, neste local está localizado o Turcomenistão. No entanto, não dá para saber exatamente como ela surgiu, pois não há dados específicos. Naquela época, esses animais eram identificados apenas por nomes locais. Ainda não havia o conceito de raças. 

Esses equinos eram criados pelos nômades locais que tinham o mesmo nome. Dessa forma, surgiu o termo Akhal Teke, que deu nome a essa raça de cavalo. Sendo escolhida por ter um grande potencial de se desenvolver resistência e velocidade, que são fundamentais para os animais que são utilizados no deserto. 

Contudo, o destino dessa raça viria mudar em meados do século XIX, em meio à guerra entre a Rússia, quando a região foi invadida e os animais, além de separados de seus donos, foram mandados para fazendas estatais do país europeu. 

Lá, eles fizeram diversas transfusões de sangue de cavalos da raça Puro-sangue Inglês. Com isso, a pureza deles foi sendo afetada com o tempo. Mesmo após os nômades irem até a Rússia para provar o valor dos seus equinos, foram capturados e também afetados. 

O último exemplar puro fêmea desse cavalo faleceu no ano de 1991 e o macho, cerca de 7 anos depois. Atualmente, os que possuem são mestiços, mas não deixam de ser ótimos animais. O investimento que os russos fizeram nessa raça foi no atrativo de corrida a curta distância, o que tornou esses animais ainda mais rápidos, mas quais são as características deles?

Principais características dos cavalos da raça 

Apesar de terem se misturado ao Puro-sangue inglês, os cavalos da raça Akhal Teke atuais ainda possuem bastante características. Além de terem bastante velocidade, vigoroso e capaz de percorrer grandes distâncias, a aparência quase mística do animal, o dourado metálico em seu pêlo, ainda existe. 

Além disso, eles podem chegar a 1.70 metros de altura; possuem focinho fino; olhos grandes; pernas magras, longas e de juntas altas; pele resistente ao calor; perfil num formato retilíneo; dentre outros. 

Outro ponto importante a salientar é que há relatos mais antigos de que alguns desses cavalos já chegaram a percorrer mais de 4 mil quilômetros em 80 dias, o que dá uma média de 50km por dia. 

Quantos deles há atualmente no mundo e qual seu preço? 

Atualmente, existem cerca de 1200 cavalos da raça Akhal Teke no mundo (não pura) e são bastante utilizados em eventos de exposição, hipismo ou outros esportes com equinos. Com essas particularidades e raridades, esse animal custa cerca de 10 mil dólares. 

Equipe TudoVet