Quais são os principais tipos de pelagens de cavalos?
Os cavalos, ao nascer, possuem características que irão permanecer, como estrelas na cabeça ou cor dos olhos, porém a pelagem só poderá ser avaliada e classificada em torno de dois anos de vida. Isso ocorre porque os cavalos podem mudar a cor da pelagem enquanto potros.
Dividindo de forma básica, as pelagens são Alazão, Baio, Branco, Cebruno, Colorado, Douradilho, Gateado, Mouro, Picaço, Preto, Rosilho, Tobiano, Tordilho e Zaino.
Cada um desses tipos de pelagens possuem variações:
• Alazão: apatacado (com manchas redondas), dourado, típico e ruano. É o cavalo marrom, indo desde a cor de canela até a castanha.
• Gateado: variações mais da cor da palha do milho até mais escuras, porém com cauda, crina e pelos da mesma cor.
• Baio: é o cavalo branco, podendo ser albino, melado ou rosado.
• Rosilho: o cavalo avermelhado, com muitas variações.
• Tobiano é o cavalo com manchas brancas, podendo ser do tipo baio, colorado, negro e gateado.
• Tordilho é o animal com pelos brancos e negros misturados, que pode ir clareando com o crescimento do cavalo.
• Mouro tem pelos pretos com difusão de brancos, cauda e crina pretas.
• Picaço: base preta, mas ao menos uma pata branca.
• Zaino é o cavalo da cor da castanha, meio avermelhado, sendo mais claro ou mais escuro.
A classificação das cores e tipos de pelagens geralmente causam muita confusão, pois são milhares de combinações genéticas possíveis. Ela é importante para quem cria cavalos de raça, pois a coloração é típica da raça, mas não o contrário. Ou seja, um cavalo mosqueado nem sempre é um apaloosa, mas um apaloosa geralmente tem essa coloração (mas nem sempre também).
Alguns fatores podem causar alterações nas cores. Por exemplo, a idade do animal, como dito acima: podem nascer de uma cor e com o crescimento, mudar sua classifcação. O sexo também afeta a cor, sendo que os machos tem cores mais brilhantes e fortes. Quando toma muito sol, a coloração do cavalo também muda, a pelagem pode inclusive ficar queimada. No verão, mais quente, os pelos são brilhantes, no frio tende a acontecer o contrário: eles se ressecam.
Outro fato importante é a alimentação: um cavalo bem alimentado possui pelos mais brilhantes e bonitos, com menos queda. Cavalos doentes podem ter pelos quebradiços, sem cor. A pelagem do animal reflete seu estado de saúde, por isso é importante ficar atento e consultar um veterinário caso veja que a pelagem está feia e sem vida. Existem diversas vitaminas para pelos de cavalos. Com os cuidados de higiene necessários, por exemplo, os cavalos terão pelos mais bonitos e cores mais vivas. Usar shampoo para cavalos também realça a cor do pelo do animal.
Equipe Tudo Vet