Conheça os principais tipos de selas para cavalos!
Conhecer os principais tipos de selas é importante para saber qual a melhor para seu animalzinho!
Desde os primeiros contatos entre os seres humanos e os cavalos, esses animais são utilizados para diversas tarefas, inclusive transporte, através da montaria. As primeiras pessoas que montavam em equinos precisavam sentar diretamente no pêlo do animal.
No entanto, isso causava uma série de desconfortos, principalmente para os cavalos. Por esse motivo, começaram a utilizar fibras vegetais e tecidos para trazer uma melhora na montaria, mas isso tudo só foi mudar a partir do século 3 a.c.
Nessa época, o couro, matéria-prima extraída da pele dos bovinos, que desde a pré-história teve diversas utilizações, seja na escrita, confecção de roupas, etc, começou a ser utilizado para criar as primeiras selas, que traziam muito mais conforto e, principalmente, segurança para os cavaleiros, inclusive nas guerras.
Sendo confeccionadas de maneira mais rústica, esse episódio revolucionou a montaria a cavalo, criando as bases do desenvolvimento da selaria. Atualmente, existem diversos modelos e para as mais variadas ocasiões e atividades, que trazem bastante conforto para o ser humano e para o animal, mas quais são os principais tipos de selas para equinos?
Sela inglesa
Conhecida também como sela hípica, é uma ótima alternativa para quem pratica saltos e outras atividades e atividades de corrida, dominante em esportes equestres. Sendo produzida por couro e outros materiais sintéticos, ela costuma ser bastante leve e conta com uma armação interna bastante rígida. Além disso, a sela inglesa é um modelo sem o pito e raso, e é usada principalmente pela cavalaria da polícia militar.
Sela portuguesa
Se caracterizando por possuir tiras de metal, esse tipo de sela é feita através de couro suíno e possuem mais elasticidade, tendo seus principais usos na equitação, passeios ou mesmo em touradas.
Sela Western (americana)
Ideais para percursos mais longos e muito comuns em cavalos quarto de milha, as selas americanas, criadas nos Estados Unidos, foram pensadas para serem utilizadas em equinos de fazenda de gados. Nelas, há um pito, em formato de chifre, que auxilia na condução do laço. Além disso, possuem espaço para guardar alguns objetos que os vaqueiros precisam utilizar.
Tendo isso em vista, além de passeios, essas selas também são bastante utilizadas em exibições, shows e rodeios.
Selas australianas
Contando com um assento pesado e profundo. Com isso, as selas australianas são bastante utilizadas para trabalhar com gados, pois, devido a essas características, traz bastante facilidade para as subidas e descidas do morro.
É importante entender também que esses são apenas os principais modelos utilizados no Brasil. Além desses, existem diversos outros tipos desses acessórios para cavalos e que podem ser utilizados nas mais variadas ocasiões e situações.
Na TudoVet, sabemos o quanto é importante manter a saúde e o bem-estar do seu cavalo para ele ter um bom desempenho, principalmente se pratica atividades físicas diariamente. Por esse motivo, em nossa loja e em nosso site, você pode encontrar os melhores suplementos, vitaminas e medicamentos para o seu animal. Confira!
Equipe TudoVet