4 pontos fundamentais de manejo de gado de corte que todo produtor deve saber

A forma de criação e manejo de gado em geral tem sofrido profundas mudanças ao longo das últimas décadas. O bem-estar dos animais passou a ser uma das principais preocupações de consumidores, pesquisadores e criadores. O motivo é simples: Tratamento humanitário aumenta potencialmente a qualidade e quantidade de carne produzida, reduz custos inclusive com mão de obra e acaba também por reduzir os custos.

Cuidados simples como instalações planejadas e bem arejadas, sombreamento de pastagens e dieta nutricional personalizada, muitas vezes contando com vitaminas para bovinos são peças chave em um bom manejo.

O manejo nada mais é do que a forma que os animais são tratados, com foco no objetivo que o criador pretende obter de resultado., é pensado desde todas as atividades cotidianas com os animais até a estrutura e segurança de trabalho dos profissionais envolvidos. Quanto mais profissionalizado for o manejo, melhor será os resultados conquistados.

Confira os 4 pontos fundamentais de manejo de gado de corte

  • Melhorias focadas na qualidade de vida e bem estar do animal

Como já falamos lá no inicio do post, o foco na melhoria da qualidade de vida e preocupação com o bem estar do animal traz melhores resultados para o produtos, desde a redução significativa de custos até a melhor qualidade e quantidade da carne.

Mas o manejo adequado não acontece através de dedução, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) existem cinco itens que devem ser respeitados e bem cuidados para que um criador possa afirmar que faz um bom trabalho. São eles;

Evitar fome, sede e desnutrição;
Evitar medo e angústia;
Evitar desconforto físico e térmico;
Evitar dor, injúrias e doenças;
Criar condições que permitam as expressões normais de comportamento.

  • Estrutura física adequada

    manejo gado de corte

Esse cuidado atende tanto animais quanto funcionários que fazem o cuidado diário deles. Os estábulos e currais precisam estar sempre em boas condições estruturais e de higiene, com níveis adequados de ventilação, umidade e luminosidade. Proteção do sol nos horários de pico e água sempre fresca disponível.

  • Treinamento do pessoal é fundamental

Para garantia do atendimento ideal os funcionários também precisam ter a sua disposição materiais de boa qualidade e treinamento adequado de como utilizar corretamente cada ítem.
Independente da etapa do manejo o profissional treinado adequadamente vai trazer resultados muito melhores. Além de aumentar a própria produtividade individual de cada funcionário as atualizações e treinamentos em boas práticas e manejo reduzem o numero de acidentes de trabalho, processos trabalhistas e multas.

  • Nutrição adequada

Quanto melhor a qualidade da alimentação oferecida, ração, complementos e suplementos para bovinos, menores são as chances de baixo desenvolvimento ou doenças oportunistas. A escolha assertiva do cardápio também facilita aos tratadores a rotina diária e avaliação dos resultados posteriores, com possíveis adaptações e melhorias. Quanto maior for a quantidade de produtos livres de químicos e biológicos melhor.

Equipe TudoVet