Dicas e curiosidades sobre a orelhas dos cães

Elas são muito diferentes entre as raças de cães e fazem parte da beleza, estilo de cada animal e também são fundamentais para a saúde e bem-estar dos cães, pois bem, hoje iremos falar das orelhas que é a parte externa e do ouvido que é o canal interno do sistema auditivo dos cachorros.

Muitos proprietários de cachorros possuem grandes dúvidas em relação à higiene e cuidados que se deve ter no trato dessa sensível região dos cães, por isso vamos citar aqui alguns cuidados que devemos ter para que você possa identificar algum tipo de problema na região e também evitar que eles ocorram por descuidos.

Cada raça de cachorro possuí um tipo diferente de orelha e por este motivo a necessidade de cada uma delas muda de acordo com o tamanho, quantidade de pelos entre outros fatores. Todos os proprietários de cães já passaram por problemas deste tipo, e se não passaram, vão passar, já que as infecções de orelha em cães infelizmente é algo comum e deve ser tratada o mais rápido possível sempre que houver o diagnóstico do problema, já que por ser um local muito sensível acaba causando grande incomodo nos animais.

Canal auditivo

Uma curiosidade dos cachorros é que o canal auditivo deles não é como o dos humanos, em linha reta, mas sim curvados, por esta razão em caso de dúvidas sobre o estado interno do canal auditivo dos cachorros sempre se deve consultar um médico veterinário, já que tentativas de limpeza ou verificação com objetos inadequados podem causar ferimentos e agravamentos do problema, ou pior, podendo até ocasionar em lesões permanentes na audição do cão. Para a verificação do local o médico veterinário conta com um equipamento próprio que se chama otoscópio e é através da utilização deste equipamento que a verificação ocorre.

Como identificar um possível problema?

Na maioria dos casos as pessoas podem não se atentar aos sinais iniciais dos problemas auditivos e isso pode levar ao agravamento do problema e que por consequência causar sofrimento e dificultar o tratamento posteriormente. Para isso fique atento a chacoalhadas de cabeça recorrentes, onde os cachorros parecem que estão com algo nas orelhas que gostariam de tirar, elas são os primeiros sintomas visíveis que irão aparecer. Outro fator que surge com o agravamento do problema, é o mau cheiro, cães com infecções no canal auditivo tendem a desenvolver mau cheiro na região, o que indica que problema necessita de tratamento e que deverá ser indicado por um veterinário de confiança. E outro fator que apresenta sinais de que algo está errado é a coceira constante dos ouvidos, o acumulo de secreção e alteração da coloração da parte interna da orelha do animal. Se seu cão estiver com alguns destes sintomas leve-o ao veterinário para diagnosticar a causa e oferecer o tratamento correto.

Todos esses problemas podem ser ocasionados por diversos fatores, alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a reincidência é sempre se atentar a limpeza dos ouvidos, leve seu cão a bons petshops para banho e tosa higiênica, muitos locais oferecem atenção especial as orelhas dos nossos cachorros e além de higienizar o local, tomam todos os cuidados para evitar a infiltração de água no momento do banho, o que é um dos principais fatores para ocasionar infecções e otites.

Blog TudoVet