Seu cachorro está obeso? Veja o que fazer!

O número de proprietários de cães vem aumentando ano após ano e o mercado pet tem apresentado diversos tipos de petiscos e rações e que por muitas vezes possam em caso de excesso desbalancear a dieta dos nossos dogs, fazendo com que fiquem gordinhos. Mas como identificar se o seu cão está acima do peso? Já que entre tantas raças diferentes e formatos de corpos essa tarefa não é tão simples e exige uma certa atenção.

O ideal para entender o peso ideal para a raça do seu cão é falar diretamente com um veterinário, já que isso varia muito de cão para cão, podendo ter uma mesma raça de cachorro com um porte muito maior ou menor, variando e muito seu peso ideal. Entretanto através de uma simples examinada nós podemos identificar se ele está acima ou não do peso, para isso coloque seu cachorro em posição de “estação” que é com a patas fixas ao chão, na pose normal do cachorro, após isso use a ponta dos dedos e passe sobre a costela do cachorro analisando se os ossos estão muito pontiagudos sobre a pele ou se estão muito escondidos abaixo de uma camada de gordura. Desta forma também será fácil identificar se o cachorro está muito magro ou desnutrido. Outra forma de identificar, mas nem tão assertiva para as raças que possuem muitas “ruguinhas” é analisar a região lombar do cachorro com pequenos apalpamentos verificando a quantidade de gordura acumulada no local.

Uma dica importante na gestão do peso do seu cachorro é se atentar para idade do cachorro, cães mais velhinhos tem queda no metabolismo e rapidamente podem engordar se a alimentação se mantiver de maneira exagerada ou sem os ajustes necessários, como a ingestão de rações indicadas para a idade do cachorro. Outra forma que pode apresentar uns quilinhos a mais em muito pouco tempo para cães é a castração, já que isso pode gerar uma alteração hormonal que pode levar o cachorro à obesidade.

Hoje em dia temos dezenas de marcas de rações que podem e previnem a obesidade em animais domésticos, o importante é se atentar a qualidade e quantidade que você oferece ao animal, busque entender cada uma delas e a que seja mais indicada para raça, idade ou enfermidade do seu pet. Outro fator de suma importância na prevenção da obesidade é que assim como nós humanos a atividade física é grande aliada na solução e prevenção do mesmo, para isso leve seu pet para passear regularmente e busque entender qual é a capacidade física do animal para não o forçar demais. Outra dica para atividades físicas é sempre se atentar a temperatura e local onde planeja passear com seu amigo, já que dependendo do horário isso pode causar rápida desidratação e até queimaduras na sola das patas.

É muito importante ressaltar que cães com sobrepeso podem sofrer assim como os humanos de diversas doenças e problemas como o desenvolvimento de hipertensão, diabetes, problemas articulares, problemas cardiovasculares entre outros. Por este motivo o assunto deve ser levado a sério e sempre com o acompanhamento de um veterinário.

Equipe TudoVet